Agenda

Colégio de Inspetores do Crea-SP

Compartilhe!

Encontro em Taubaté reuniu mais de 300 profissionais. O Crea-SP levou a efeito em Taubaté, nos dias 5 e 6 de maio, a terceira etapa regional rumo à realização do XVI Seminário Estadual de Fiscalização.

Precedido pelos encontros de Presidente Prudente e Mogi Mirim, que aconteceram nos meses de março e abril, o Colégio de Inspetores de Taubaté foi realizado no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Taubaté – UNITAU, reunindo mais de 300 profissionais da área tecnológica da Capital, Litoral e Vale do Paraíba.

A solenidade de abertura aconteceu na noite da sexta-feira, 5, quando a mesa diretora foi composta pelo Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Secretário Municipal de Serviços Públicos de Taubaté, Alexandre Magno Borges; o Vereador João Henrique de Moraes Ramos (Dentinho); o Promotor de Habitação e Urbanismo de Taubaté, Adv. João Marcos Cervantes; o Presidente do Confea, Eng. José Tadeu da Silva; o Diretor do Departamento de Engenharia Civil da UNITAU, Eng. Sérgio Luiz Lousada; o Diretor Administrativo do Crea-SP e Coordenador da UNAVAP – União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Taubaté, Eng. Clóvis Sávio Simões de Paula; o Coordenador Regional do Colégio de Inspetores, Eng. Alessandro Ferreira Alves; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engenheira Maria Edith dos Santos; e o Gerente da 6ª Região do Crea-SP, Eng. Carlos Consolmagno.

O Presidente do Crea-SP abriu os trabalhos do sábado, 6, destacando as mais de 28 mil atividades técnicas fiscalizadas no último semestre e seu consequente impacto não somente nas atividades dos agentes fiscais, como também na atuação de inspetores e conselheiros, e na visibilidade do Conselho junto à sociedade.

Entre órgãos públicos, shoppings centers, estabelecimentos de saúde, hotéis, obras de pequeno e grande porte, e eventos (circos, shows, festividades, etc) foram fiscalizadas mais de 3 mil pessoas jurídicas e mais de 3 mil pessoas físicas.

Os profissionais presentes ao evento de Taubaté assistiram às palestras “Fiscalização em Hospitais”, conduzida pelo Diretor Financeiro do Crea-SP, Eng. Prod. Mec. Rodolfo Fernandes More; e “Confea e a Fiscalização”, ministrada pelo Assessor da Presidência do Confea, Engenheiro José Gilberto Pereira de Campos.

O Presidente do Confea ressaltou a Resolução nº 1.090, assinada em 3 de maio, que “dispõe sobre o cancelamento de registro profissional por má conduta pública, escândalo ou crime infamante”, como importante instrumento criado pelo Conselho Federal para o processo de criminalização do exercício ilegal das profissões.

O Inspetor Chefe Eng. Civ. Arthur Ferreira recebeu das mãos dos Presidentes do Confea e Crea-SP a declaração de utilidade para o Sistema Confea/Crea outorgada à Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Guarujá, entidade da qual é Vice-Presidente.

Os Gerentes das 6ª e 4ª Regiões, Eng. Carlos Consolmagno; 5ª Região, Eng. Marcelo Bruni; e 7ª Região, Eng. Ademir Alves do Amaral, apresentaram os números obtidos nas respectivas ações de fiscalização realizadas em suas regiões administrativas.

Na ação levada a efeito em oito municípios da região de São José dos Campos e Taubaté no final de março, foram realizadas 292 atividades entre visitas e diligências. Já no trabalho realizado nos períodos de 5 a 9 de dezembro de 2016 e de 13 a 17 de março de 2017 na faixa litorânea do Estado, foram realizadas 161 atividades em 9 cidades (Baixada Santista e Litoral Sul), 32 atividades em 4 cidades (Vale do Ribeira) e 117 atividades em 4 cidades (Litoral Norte).

Na blitz realizada de 20 de março a 5 de abril em empreendimentos da Capital e Grande São Paulo, foram fiscalizadas mais de 14 mil atividades técnicas envolvendo 100 mil profissionais e quase 20 mil empresas.

Após o ciclo de palestras, os participantes foram divididos em grupos para o trabalho de avaliação das CAFs.

Ao final do evento, os novos inspetores receberam suas carteiras de identificação. O Engenheiro Eurico Arruda Filho representou o grupo em ato simbólico e recebeu o documento das mãos do Diretor Administrativo e da Superintendente de Fiscalização do Crea-SP.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho; aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos e debates; e traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Até junho também serão realizados encontros regionais em Barretos, Araraquara, São José do Rio Preto e Marília. O XVI Seminário Estadual de Fiscalização acontece de 23 a 25 de junho em Campos do Jordão, reunindo quase 2 mil profissionais, entre inspetores, conselheiros e agentes fiscais do Crea-SP.

 

Desenvolvido por Ative Comunicação