Confira como foi a 1ª Semana de Integração ao Mercado da Engenharia Civil

Compartilhe!

A AEAT e a AEAT Jovem realizaram de 08 a 12 de março a 1ª Semana de Integração ao Mercado da Engenharia Covil. O evento totalmente online, contou com 16 palestrantes e mais de 250 inscritos. Agradecemos a participação de todos!

A arquiteta Lenina da Paula Santos Leal – Diretorada de Departamento de Desenvolvimento Urbanístico, da Prefeitura de Taubaté, participou do evento, mas não teve tempo de responder todas as perguntas. Nós encaminhamos os questionamento a ela e as respostas, compartilhamos abaixo.

Por que a Prefeitura não coloca o número da CNO (antiga CEI) no selo de aprovação de projetos e por que existem projetos aprovados em que o proprietário não tem CNO aberto no site da Receita Federal?

O número do CNO (Cadastro Nacional de Obras) é gerado pela Receita Federal e a Prefeitura não tem acesso a esse número, quando da aprovação do projeto. Até 10/02/2021, todos os projetos aprovados eram cadastrados no sistema da Receita Federal (SISOBRAPREF) e enviados em lote, no mês subsequente à aprovação. Após a data acima mencionada, a Receita Federal mudou o sistema para o SISOBRAWEB e o lançamento é enviado individualmente, ou seja, quando aprova o projeto o sistema envia imediatamente as informações à Receita. Salientamos que estamos num período de transição (3 meses), conforme determinação da Receita Federal, para adaptação ao sistema.
.
Não seria possível evoluir o sistema eletrônico para algo parecido com o do Corpo de Bombeiros, onde o profissional faz um login (com senha) e acessa todos os seus processos em um único ambiente?
.
O sistema foi adquirido através de uma licitação, com a compra de um software (prateleira) pronto. Assim, atualmente não conseguimos alterar.
.
Por que acontece em alguns processos de um documento ser anexado pela Prefeitura mas ele não aparecer na ordem cronológica quando consultamos pelo sistema eletrônico?
.
A visualização dos documentos é de acordo com a liberação pelo servidor, ao tornar visível ao munícipe. Assim, o sistema disponibiliza o documento de acordo com a data da ocorrência para visualização ou data de qualquer alteração realizada e não conforme a data que o documento foi gerado e inserido.
.
Por que em alguns processos os e-mails não chegam e em outros chegam até quadruplicados?
.
O domínio de email da Prefeitura (@taubate.sp.gov.br) tem um limite de envio diário. Quando excede, automaticamente suspende o envio. Estamos controlando diariamente este processo, para evitar a paralização no envio dos emails. Salientamos que o email “quadruplicado” não são emails idênticos e sim atualizações diferentes do mesmo processo, que quando retorna o envio, ele “dispara” todos que não foram enviados.
.
Tem uma previsão do tempo que falta para o projeto de lei de legalização (anistia)?
.
O projeto de Lei encontra-se elaborado, porém em tramitação na Prefeitura (análise do Jurídico e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). Após pareceres, será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.
.
Não seria melhor uma privatização destes departamentos, ai vocês não teriam muito serviços?
.
Precisamos analisar juridicamente a possibilidade de terceirização
.
E a outra questão é do telefone. Alguns disseram que não conseguem utilizar.
.
Em decorrência da Pandemia, aumentou o atendimento por telefone, ficando mais tempo ocupado. No entanto, segue os contatos dos setores desta Secretaria:
.
SEPLAN: 3625-5026
GLAP: 3625-5071
Área de Planejamento: 3625-5081
DFOP: 3625-5079
ÁREA DE PROJETOS: 3625-5109
Estamos a disposição também, através do email:

planejamento@taubate.sp.gov.br

—–

O Engenheiro Civil Hugo Farias, que ministrou a palestra sobre Avaliação de Imóveis também disponibilizou um material complementar, confira:

Para acessar o Grupo de Networking do Telegram, basta acessar o link a seguir: https://bit.ly/networkingavaliacoes
Grupo de Estudo de Avaliação de Imóveis no Zoom [Todas as Segundas-Feiras às 20h00], o link do Zoom é encaminhado no Grupo do Networking próximo do horário.
.
Link para a: Apresentação

GALERIA DE FOTOS COM PRINTS DA 1º SEMANA DE INTEGRAÇÃO

Desenvolvido por Ative Comunicação